A Escola do Legislativo Mário Calvão da Silveira foi inaugurada no dia 10 de junho de 2015 com os objetivos de capacitar servidores e parlamentares e promover a formação cidadã junto à sociedade. É uma instituição que busca aproximar a Câmara Municipal de São Lourenço da população, por meio da realização de diversas atividades que têm como foco o diálogo equilibrado e horizontal.
A Escola de São Lourenço capacita, produz e divulga conhecimentos ligados ao Poder Legislativo, incentivando a participação popular. Alguns projetos desenvolvidos são:
Câmara Mirim: elege, junto às instituições de ensino de São Lourenço, vereadores do Ensino Fundamental Anos Finais para que eles possam debater sobre diversas questões do município de interesse público. A finalidade é que os alunos tenham uma experiência de atuação no Poder Legislativo. O mandato é de um ano e há cerimônia de posse.
Rolezinho da Cidadania – sem estresse e com diversão: é um projeto de gamificação que busca incentivar os métodos ativos de aprendizagem, tornando o ensino da formação cidadã mais interessante ao levá-lo para onde a população passa grande parte do tempo, a internet. Em um contexto de novas mídias digitais e crescimento do uso das redes sociais, a Escola do Legislativo se preocupa com a inovação tecnológica. Venha jogar também!
Gincana do Saber: divertido jogo de perguntas e respostas sobre a Constituição Federal. A competição tem duas etapas, a municipal e a regional, envolvendo várias cidades e regiões. Durante três meses, a Câmara de São Lourenço oferece oficinas semanais interativas e lúdicas a fim de preparar os participantes para o game.
Parlamento Jovem: trabalha com estudantes do Ensino Médio, que debatem um tema diferente a cada ano para elaborarem propostas de melhoria social. As ideias, discutidas em mais de 150 cidades, são levadas à Assembleia de Minas, onde os alunos ocupam os lugares dos deputados na votação final. O documento é entregue à Comissão de Participação Popular.
Além disso, a Escola do Legislativo Mário Calvão da Silveira promove capacitações para vereadores e funcionários e organiza debates, oficinas, mesas redondas, palestras e cursos abertos a toda a população. Alguns assuntos já abordados foram: orçamento público, participação da mulher nos espaços de poder, filosofia, preservação da memória e história das Câmaras Municipais, funções dos vereadores, entre outros.
A instituição ainda integra a Rede Mineira de Escolas do Legislativo e a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas, sediada em Brasília e ligada ao Senado Federal. Está em constante contato e troca de boas práticas com diversas entidades, como a Assembleia de Minas Gerais e outras Câmaras Municipais. Com isso, a direção busca se reciclar para melhorar e expandir o trabalho que é desenvolvido em São Lourenço.
Outros projetos já foram desenvolvidos, como o “Escola Explica” (vídeos postados nas redes sociais sobre assuntos ligados à atividade legislativa e projetos em tramitação na Câmara) e o “Jogo da Cidadania” (em parceria com a Câmara de Pouso Alegre, há o sorteio online de perguntas sobre a Constituição Federal cujas respostas podem ser encontradas em fichas digitais previamente distribuídas entre os participantes).
Quem foi Mário Calvão
A instituição recebeu o nome do primeiro secretário do quadro de servidores da Câmara, Mário Calvão da Silveira, falecido na década de 1970. Foi uma forma de homenagear todos os funcionários, já que uma das atribuições da Escola de São Lourenço é justamente a de capacitar os empregados públicos do Poder Legislativo e parlamentares.
Mário Calvão também foi vereador por um mandato, momento em que ajudou a realizar o 3º Congresso Nacional dos Municípios, ocorrido entre os dias 15 e 22 de maio de 1954. O evento foi encerrado pelo então presidente Getúlio Vargas, apenas 3 meses antes de sua morte.
Curta nossa página no Facebook e acompanhe o nosso trabalho.
JOGOS DE NOSSAS COLEÇÕES
Ajude o ET a surfar pelos caminhos certo
O conhecimento ilumina. Por isso mesmo o fogo não pode apagar. Na biblioteca mágica, uma escolha errada de letra faz a vela diminuir. Você não
Recolha as roupas do varal
É muita poeira e nada fica limpo. Mais uma vez você teve que lavar roupas e sem querer as misturou outras no varal comunitário. Memorize
Oriente o gatinho em seu primeiro voo de vassoura
O gatinho Ron está aprendendo a voar na vassoura. A primeira tarefa é encostar somente nos círculos corretos. Como ainda é um filhotinho, só tem
Caçando palavras
Quem mora no Velho Oeste precisa saber caçar …. palavras! E tem muita dica para ajudar você a encontrar todas elas. VER MAIS JOGOS DA
A etiqueta certa para cada roupa
Além de saber se a afirmação é verdadeira é falsa, você deve pensar rápido. As roupas não esperam no varal maluco do Velho Oeste. VER
Sabia que alguns livros mágicos gostam de mentir?
Clique nos livros que completam as frases corretamente. Quando você escolher, ele começará a mexer. Como a biblioteca é mágica, após selecionar 4 opções, saberá